quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Intercâmbio da Xenofobia

É comum, nos dias de hoje, que as pessoas visitem ou até mesmo mudem, temporariamente, para outros países buscando aperfeiçoação na carreira profissional e nos estudos. Para isso elas pesquisam sobre os lugares, os costumes do povo, sua cultura e traçam roteiros, visando escolher um bom lugar para ficar e tornar sua viagem proveitosa e inesquecível.

Porém em nem todos os países os estrangeiros são bem-vindos, e o acesso a alguns está cada vez mais difícil. Isso acontece devido ao grande número de pessoas que entram clandestinamente nos países mais ricos próximos de onde vivem, à procura de uma forma para sobreviver, mas que, na maioria das vezes não encontram nada bom para trabalhar e acabam optando por um caminho ruim, como o crime. Estes ganham à antipatia e o medo da população local, que passa a enxergá-los de forma pejorativa. Com isso, todos os que não originam do lugar, mesmo que não tenham má índole, acabam perdendo e sofrendo com a xenofobia.

Por isso é importante que ela (xenofobia) seja divulgada e esclarecida no mundo todo, para que o acesso e a adaptação em países estrangeiros seja mais fácil e, consequentemente, acabe com o preconceito que se forma contra pessoas que apreciam a cultura alheia.

Um comentário:

Anônimo disse...

tuca:

mandou muito bem mayra.... a frança sempre recebeu imigrantes, principalmente dos países que colonizou, grande maioria na África. Mas a situação entre os imgrantes e o Estado francês degringolou nos ultimos anos, provocando muita violência. Qual será o reflexo quanto à fobia e ao preconceito dos últimos confrontos na França???? Levanto a bola...