quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Xenofobia como doença

Xenofobia: o próprio nome já diz. Fobia é o medo persistente de algo. Neste caso, medo em relação à pessoas ou objetos estranhos ou estrangeiros. Mas qual será o limite entre o medo natural ao desconhecido e a doença psicológica?

A xenofobia pode ser considerada uma doença, do grupo das perturbações fóbicas, à partir do momento em que a pessoa sente um medo excessivo e descontrolado do desconhecido. Os indivíduos que apresentam este terror irracional procuram evitar o contato com o objeto de medo, já que isto lhes provoca extrema ansiedade emocional, angústia, aumento da tensão arterial e da freqüência cardíaca. Em doentes com quadro clínico já avançado, podem ocorrer até mesmo ataques de pânico, o que acaba por interferir na rotina e vida social dessas pessoas.

O tratamento para a xenofobia não poderia ser mas óbvio: são utilizados os métodos da terapia comportamental, onde o paciente é exposto ao objeto ou situação fóbica. Primeiramente são aprendidas algumas técnicas para controle da ansiedade.Depois é iniciado o contato pessoal. Desta forma, ela começará a perceber que seu medo é infundado, já que o objeto em questão não representa perigo ou ameaça alguma.

Um comentário:

Anônimo disse...

tucaroy intimidadeavenda.zip.net

gostei de ver... pessoal ta pesquisando...