segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Xenofobia


Xenofobia, de acordo com o Dicionário Aurélio, significa aversão por pessoas e coisas estrangeiras.

Fechar os vidros do carro num semáforo ao ver um estranho já faz parte do nosso cotidiano, mas até que ponto isso deve ser considerado normal?

Judeus na Alemanha, Mexicanos nos EUA, islâmicos na Europa e nordestinos em São Paulo são só alguns exemplos de minorias que sofrem com o preconceito.

Ao longo dos anos o mundo assistiu a diversos atos contra pessoas cujo único crime foi nascerem diferentes. O holocausto na Alemanha, o apartheid na África do Sul, a historia da humanidade é marcada pelos choques entre culturas e povos diferentes. Desses choques nasceram grande parte dos preconceitos que estão enraizados na sociedade até os dias atuais e muitas vezes não vemos, pois estamos tão acomodados no jeito como as coisas estão.

Neste blog procuraremos discutir as razões para a existência desses preconceitos, os tratamentos para essa fobia e tentaremos apresentar soluções para o problema em questão, além de divulgar notícias sobre o tema e indicar diferentes maneiras para denunciar quaisquer formas de violência racial.

3 comentários:

Tuca Veiga disse...

vitao... nos seus exemplos vc citou pessoas nascidas em outros países e, consequentemente com outros costumes. Segundo a explicaçao do dicionário está correto. Mas a aversão a religião, negros, homofobia e etc, pode se enquadrar no termo ou nao????

ps: o texto tá ótimo

Unknown disse...

Que interessante, não sabia que xenofobia tinha tantos "significados". Muito bom seu post

Verdadeira Italia disse...

Excelente iniciativa de falar sobre a xenofobia.

Faço algo parecido com um blog sobre a Italia aonde falo sobre a vida aqui na Italia,dicas,xenofobia,preconceito,racismo e a visao do brasileiro segundo italianos.

Grande abraço.

Druida.