O termo xenofobia tem sido bastante usado, principalmente relacionada a preconceitos. A aversão de paulistas contra nordestinos, de americanos contra mexicanos, por exemplo, é considerada uma clara manifestação de xenofobia. Mas, além de ser entendida como uma forma de preconceito, também pode ser explicada como o medo do que é diferente. Mas quando esse medo dá lugar ao preconceito?
Pessoas normalmente sentem medo de coisas que são desconhecidas, como raças, cultura e até mesmo de outras pessoas. Assim o preconceito pode ser explicado como uma conseqüência da xenofobia. Um exemplo disso é o uso do termo homofobia (o medo causa o preconceito a homossexuais).
Mas, nem todo preconceito é fruto de algum tipo de fobia. O preconceito pode ser causado por diferentes motivos, como diferenças entre crenças, conceitos e também ignorância. Por exemplo, religiões que vão contra as outras, políticos que atacam outros que possuem diferentes idéias, e de que as loiras possuem menos inteligência.
O termo xenofobia e preconceito se confundem. Ao mesmo tempo em que um pode explicar o outro, o outro pode existir sozinho. O tema é muito polêmico e por muito tempo foi evitado, o interessante é que o assunto continue sendo cada vez mais discutido e entendido.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Você é fantástico Gui, estou estupefata!
roy diz:
vc eh estupefato gui, estou fantastico!
Postar um comentário