sábado, 8 de setembro de 2007

Genocídio armênio

Genocídio é definido como o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas. Pode referir-se igualmente a ações deliberadas cujo objetivo seja a eliminação física de um grupo humano. Ao longo da historia diversos eventos foram considerados como genocídio. Muitos deles tiveram entre seus motivos o preconceito entre dois grupos.

Entre 1915 e 1917 ocorreu o que muitos consideram como o primeiro genocídio do século XX. O Holocausto armênio, que foi a matança e deportação forçada de até 1,5 milhão de pessoas de origem armênia que viviam no Império Otomano.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano convocou todos os seus homens para lutar. O recrutamento não foi bem-recebido por muitas das minorias étnicas e religiosas do império. Um dos grupos que se rebelou contra a guerra e a opressão de Istambul foram os armênios.

Para a Turquia, as mortes foram o resultado de uma guerra civil, agravada pela fome e por doenças, durante o colapso do Império Otomano. Além disso, o governo turco contesta os números armênios, alegando que eles são exagerados. Eles rejeitam o termo genocídio organizado e que as mortes tenham sido intencionais.

O assunto possui importância hoje, pois a atitude dura da Turquia frente a suas minorias é algo que gera objeções na sua corrida para ser admitida na União Européia.

Nenhum comentário: