sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Xenofobia em video

A Anistia Internacional é uma organização não-governamental que trabalha em todo o mundo para lutar contra os abusos dos direitos humanos e mudar leis que em algumas ocasiões tratam de legitimá-los. Ela foi criada em 1961 pelo advogado britânico Peter Benenson após tomar conhecimento da sentença de sete anos de prisão proferida contra dois estudantes portugueses, por terem feito um brinde à liberdade, durante o regime de António de Oliveira Salazar.

Com sede mundial em Londres, a Anistia Internacional luta para libertar os prisioneiros de consciência (termo criado por ela para definir os presos por cor, raça, orientação sexual ou religiosa); para garantir julgamentos justos para prisioneiros políticos; para abolir a pena de morte, a tortura e outros tratamentos considerados cruéis aos presos; para acabar com os assassinatos políticos e os desaparecimentos; e para lutar contra todos os abusos aos direitos humanos, seja por governos ou por quaisquer outros grupos.

Graças a Anistia Internacional o ano de 2007 recebeu a designação de: “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos”, como um reconhecimento de que a discriminação na UE vai para além do racismo. Em uma das campanhas foi divulgado um video que ataca o racismo e a xenofobia existente em Portugal.

Nenhum comentário: