segunda-feira, 10 de setembro de 2007

skinhead - fusão de raças?

No último dia 9, um grupo de skinheads foi preso em Israel, acusado de ter agredido imigrantes, homossexuais, judeus e árabes. Mas, o que poucas pessoas sabem é que, na verdade, o movimento skinhead surgiu da fusão cultural de brancos e negros, que cultuavam a violência e virilidade na Inglaterra, na década de 60.

Ao longo dos anos 70, vários pequenos grupos skinheads foram criados, abrangendo negros e brancos, como o "Two Tone", que significa "dois tons", uma referência às cores preta e branca.
A partir dos anos 80, devido a grande pressão acerca da infiltração do preconceito racial, ocorreu uma grante fragmentação nesse movimento. Desde então, esses grupos se tornaram rivais e costumam se enfrentar fisicamente.

Destas fragmentações, surgiram grupos racistas, como os Carecas, no Brasil, de caráter ultra-nacionalista, fascista e conservador, promovendo a violência contra homossexuais, esquerdistas, judeus e outras minorias.

Um comentário:

Anônimo disse...

"a cultura skinhead NADA tinha a ver com racismo, pelo contrário, eram garotos amantes da música negra e que só apareceram graças à essa música e à cultura mod... ISSO é a cultura skinhead ORIGINAL, tudo o que surgiu depois disso é plágio, e plágio mal feito!"