terça-feira, 25 de setembro de 2007

A mudança no exercício do preconceito

Já dizia um poeta do fim do século XX: "Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro." Frase dita por Cazuza. O que ele queria dizer com isso? Afinal na rua as pessoas simplesmente olham para você e criam uma imagem sua dependendo da roupa que você veste ou da sua cor. Na rua se veem um negro correndo já acham que ele é ladrão, um homem com uma cor de roupa mais extravagante já o conceituam de bicha e um jovem com os trajes mais largados já é denominado de maconheiro. Ainda se fosse apenas um número seleto de pessoas que tivessem esse ponto de vista, mas muitas pessoas importantes as tem, principalmente policiais.

Pessoas que são contratadas para proteger a população, muitas vezes fazem o contrário abusando do seu poder e abordando pessoas inocentes e os destratando, enquanto outros fazem acordos com traficantes e com pessoas que os sonegam em busca de favores. O preconceito não existe só pela parte deles, nós também muitas vezes olhamos para alguém e o julgamos, estamos habituados a classificar as pessoas de acordo com que elas demonstram, não o que elas de fato são.

Se mudarmos nossa mentalidade, muitos crimes e a violência causada pelo preconceito e pela xenofobia pode ter uma diminuição significativa. O pensamento de paz e união só é aceito quando temos na cabeça que somos todos iguais e ninguém é melhor que ninguém.

5 comentários:

Mayra Raizi disse...

muuuuuito bom hein fausteta!

mandou bem imprestavel!!

é nóóóóóóis... gui e mayra

Unknown disse...

EU CONCORDO FAUSTYRSO. DEVERIAMOS VIVER NUMA SOCIEDADE ALTERNATIVA.

LENDO O SEU TEXTO ME FICA UMA DUVIDA: VC É BICHA OU FUMA ÉRVA ?

Unknown disse...

eu axo q o Felipe ta certo...
ele fuma erva mesmo viu!!
kkkkkkkkk
SALVE DUARTEE!!!

Thais Romanelli disse...

ai mais que orgulhooooooooo

Unknown disse...

FAUSTO SOLTA O BECK!

ASS: BOB MARLEY