quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Síndrome do Preconceito

Dentre as diversas formas de preconceito e xenofobia que existem, há também aversão àquelas pessoas que já nascem diferentes. Uma diferença que é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto), a chamada Síndrome de Down. Apesar de avançada, a ciência ainda não descobriu o motivo que causa esse erro, impedindo que haja uma prevenção.

A disparidade entre uma pessoa normal e uma pessoa com síndrome de down é visível.
Além de a fisionomia ser diferente, eles geralmente possuem os olhos mais puxados, o seu lado intelectual também é afetado, requerem atenção redobrada, pois aprendem mais devagar do que os demais.

Hoje em dia, este problema já é mais conhecido e existem mais recursos que permitem melhores condições de vida para os “Síndrome de Down”, porém um grande obstáculo ainda a ser passado é o preconceito. Quem não conhece alguém que seja portador da síndrome e/ou sabe a respeito, costuma enxerga-los com olhos preconceituosos, sem saber o carisma e a alegria que essas pessoas especiais transmitem.

É preciso um pouco mais de bom senso da parte de todos aqueles que carregam o preconceito com sigo, para que pelo menos saibam a respeito do que estão falando e criticando. Independente se a discriminação seja contra Síndrome de Down, negros, mulatos, índios, estrangeiros ou homossexuais.

Nenhum comentário: