terça-feira, 25 de setembro de 2007

O Racismo no Brasil


O racismo no Brasil é algo que apesar de já ter diminuído, ainda é perceptível. Foi realizada uma pesquisa na Universidade de São Paulo (USP), e 97% dos entrevistados afirmaram não ter preconceito, mas 98% disseram que conhecem pessoas racistas. Esse estudo foi citado no livro “Racismo no Brasil” da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, a obra ajuda a compreender os motivos da existência de racismo no país.

Racismo este, que foi presenciado em agosto em um hospital no Espírito Santo, no qual um médico chamou sua paciente de “negrinha safada”. Ele foi preso e condenado por injúria qualificada, crime que prevê detenção de um a três anos.

Esse tema, o preconceito racial é um tanto quanto polêmico, uma vez que muitas pessoas têm sim o preconceito assumido, com más intenções, mas também há o preconceito que vem pela condição que foi criada aos negros desde o inicio. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão e, mesmo com a abolição em 1888, foi difícil de recomeçar uma vida com melhores condições. Hoje é comum ver pessoas associando negros a pobres e até fechando os vidros nos faróis ao verem um negro se aproximando. Mas, mesmo que ainda haja o racismo, é importante que no mínimo haja o respeito.

Nenhum comentário: