terça-feira, 18 de setembro de 2007

O Nordeste é o espelho onde o Brasil recusa ver a própria face


O “boom” migratório de nordestinos para São Paulo foi em 1935 quando houve um plano incentivador dessa migração. Os nordestinos teriam trabalho, sua passagem de vinda era paga pelo governo e recebiam um salário para seu sustento e o de sua familia.

Hoje, a cidade de São Paulo é uma grande mistura de culturas, de pessoas de todos os lugares do país e do mundo. E o número de nordestinos que vieram para a grande metrópole em busca de melhorias de vida é muito grande. De acordo com o Censo do IBGE de 2000, 19,62% da população de São Paulo é nordestina.

Mas infelizmente esse convivio entre paulistanos e nordestinos nem sempre é amistoso. A maior reclamação que se ouve é a de que esses migrantes vêm para roubar seus empregos. “Os preconceitos habitualmente ficam exacerbados em situações de crises econômicas e so­ciais, quando a luta pela sobrevivência no mercado de traba­lho se agudiza e se procura eliminar rivais e concorrentes. Ou seja, na enorme crise econômica e social que vivemos, não é surpreendente que nordestinos, judeus e outros gru­pos, sobre os quais é lançado todo o mal e toda imperfei­ção, passem a ser hostilizados.”*

E a agressão parece não parar por ai, os nordestinos muitas vezes são vítimas de xingamentos, abusos morais e psicológicos. Agora eu me questiono, que culpa tem esses nordestinos que deixaram suas cidades, onde não possuiam condições dignas de sobreviver, para procurar novas oportunidades? O buraco é mais embaixo. Ao invés de perder tempo criticando-os, nós paulistanos deveríamos exigir do Governo atitudes para melhorar essa situação.

* de Sérgio Telles psicanalista e escritor
Publicado em Psychiatry on Line - Outubro de 2006 - Vol.11 - Nº 10

Foto- www.stm.sp.gov.br/pitu2020/retrospec/g27.gif

Um comentário:

Anônimo disse...

O título foi muito bem pensado e o texto muito bem redigido!
A sua opinião, infelizmente, não é a da maioria da população de São Paulo mas estou com você, Cá!
Um beijão!! :o*