quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Xenofobia e violência

Na última segunda-feira três jovens suspeitos pela morte de um índio foram presos em Miravânia, Minas Gerais. Os rapazes, 15, 16 e 18 anos teriam espancado Avelino Nunes Macedo, 25, da aldeia dos xacriabás. O caso nos faz voltar no passado e relembrar o que aconteceu em Brasília alguns anos atrás. Naquela ocasião, jovens colocaram fogo em um índio que dormia na rua.

Assim como no fato passado, o mais recente conta com a presença de jovens da classe média que se defendem com o argumento de que não tinham a intenção de matar e sim de fazer apenas uma brincadeira. Porém é incompreensível tal atitude e ainda este tipo de defesa. Em ambos os casos nenhum dos jovens conheciam o índio e não tinham nem se quer um motivo para fazer tal “brincadeira”.

Atitudes como estas são claros exemplos de xenofobia e como ela pode acabar em violência. Desta vez sofrida pelos índios que estão sendo cada vez mais esquecidos e marginalizados. Os índios que eram donos da terra onde moramos hoje são obrigados a se excluírem para que não se tornem vítimas da brutalidade humana das cidades que são tão “avançadas”.

Nenhum comentário: